Revestimento Fulget

O revestimento fulget é um produto de acabamento para áreas internas e externas, composto principalmente por pedras naturais de diferentes gramaturas e resinas acrílicas. Entretanto, sua composição e utilidade nem sempre foram como a conhecemos hoje. O fulget foi sempre muito conhecido e utilizado na Europa por conta de suas características, flexível, impermeável, entre outras. Por exemplo, devido às suas cargas de maiores dimensões e poder elevado de cobertura, este revestimento era utilizado na Itália com o intuito de corrigir defeitos e fissuras do substrato e/ou reboco.

Já na França, os acabamentos decorativos, que eram muito aplicados nas fachadas de edifícios coletivos da época, demandam diversas camadas de preparação. À vista disso, aos poucos eles foram sendo substituídos pela aplicação de revestimentos de camada única, sendo após reconhecido, pela composição e técnicas, como fulget.

Desse modo, aos poucos esse hábito europeu de se valer deste tipo de revestimento para cobertura de fachadas, com intuito inicial de proteção, promoção da durabilidade e maior garantia da construção, passou a torná-lo um artefato de acabamento também decorativo. Neste ponto, o revestimento que era composto apenas por cargas minerais cimentícias passou a ser produzido de forma mais ‘requintada’.

Aqui, foram incorporados à massa muito brilho, pedras de gramaturas distintas e diferentes resinas, acrílicas ou não, transformando o revestimento fulget em algo além do patamar onde havia sido posto, sem perder suas excelentes capacidades técnicas como: flexibilidade, impermeabilidade, antiaderência, enorme capacidade atérmica, entre outros.

No Brasil, este tipo de revestimento só passou a ser utilizado por volta de 1960, mas imediatamente caiu no gosto dos arquitetos, construtores e clientes no geral. Isso pois o revestimento fulget, sendo a junção da estética com a excelente utilidade técnica, foi uma inovação pela praticidade e requinte, e atribui a qualquer ambiente uma sofisticação e modernidade sem igual.

 

Posts Relacionados

Ver tudo